quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A BRINCADEIRA E A CRIANÇA

A BRINCADEIRA E A CRIANÇA
A brincadeira favorece a auto-estima da criança, auxiliando-a a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformam-no em um espaço singular de constituição infantil.
Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. É no ato de brincar que a criança estabelece diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações.
Para Piaget, a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, " consiste no fato de possibilitar a transformação do significado dos objetos e a criação de símbolos lúdicos individuais ."
Já para Vygotsky, " as brincadeiras surgem da necessidade de dominar o mundo dos objetos humanos, e é a atividade em conexão com a qual ocorrem as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico e dentro da qual se desenvolvem processos psíquicos que preparam o caminho da transição da criança para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento."
Piaget e Vygotsky têm concepções diferentes sobre a importância da brincadeira para a criança. no entanto, os dois concordam que a brincadeira evolui e se modifica.
brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender brincando, a criança reproduz as suas vivências, transformando o real de acordo com seus desejos, dificuldades e interesse. Por isso, pode-se dizer que, através da brincadeira , a criança expressa, assimila e constrói seu conhecimento.
(Jaqueline,Josefa e Marilene)

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